Make your own free website on Tripod.com
 
HOME 
   
OS GRANDES ENCONTROS DA FAMÍLIA ROSOLEN
Tudo começou em Janeiro de 1980, no ES, no baile da formatura de José Marcos Rosalem, que ao ser cumprimentado por uma prima que não conhecia, sugeriu uma grande reunião familiar com a presença de todos. A idéia amadureceu e logo depois o Sr. Antonio Rosalem assumiu a coordenação do 1º encontro, marcado para 20/4/1980.
A partir daí a grande dificuldade seria localizar os parentes, principalmente em São Paulo, onde se concentra a maior parte.
Com o auxílio de uma lista telefônica, começaram os contatos, pedindo a todos que comunicasse aos demais. Assim realizou-se o 1º encontro no sítio N. Sra. da Saúde, em Aricanga-Ibiraçu (ES), contando com a presença de 40 famílias: (08/9/85) Ibiraçu-ES. No dia 06/1/85 em nova reunião dos parentes em Ibiraçu, ficou decidido a realização do 2º encontro, na estância Califórnia, onde compareceram 70 famílias e um número considerável de Rosolens de São Paulo.
3º Encontro (06/9/86) Campinas-SP. Sob a coordenação de Hélio Rosolen, foi a cidade escolhida p/ sediar o 3º encontro que obteve êxito jamais visto, comparecendo mais de 700 pessoas. Intensa programação foi cuidadosamente elaborada, durante 2 dias. Após a chegada das caravanas, houve missa celebrada pelo padre Paulo Rosolen, em seguida churrasco de confraternização com divertimentos como futebol, bocha, truco, show
sertanejo, lançamento do livro "poéticas" de Wilmar Rosolen, inauguração da Rua Antonio Rosolen, eleição da rainha da festa, bailão velha guarda, concurso casal bailarino com encerramento do baile às 24 horas.
4º Encontro (08/10/88) Jacarepaguá-RJ. Estiveram presentes mais de 400 parentes. O clima do almoço+churrasco+jantar foi com muito riso e alegria, que entrou noite adentro. Além da camiseta orgulhosamente vestida, os traços que nos identificavam eram a extravagância e alegria, aliás bem previsíveis pela dupla nacionalidade da família.
5º Encontro (13/10/90) Pirassununga - SP. Foi o ápice até então dos encontros: Mil parentes em 2 dias de festa, com muita comida, bebida (incluindo claro a famosa 51...), e divertimentos, o que animou a todos definitivamente e ajudou a levar cerca de 1400 parentes para o 6º encontro (11/10/95) em Americana - SP, onde houve café da manhã, kit de brindes à todos, frutas, sorvetes, show infantil e musicais, e um maravilhoso churrasco de várias carnes.
7º Encontro (04/6/94) na belíssima cidade de Vitória, com 2 dias de eventos, mais de mil parentes reunidos no clube Ítalo Brasileiro, à beira-mar, onde houve o grande almoço, sorteio de brindes, homenagens, muitas frutas, vinho à vontade, jantar italiano e show pirotécnico.
8º Encontro (08/6/96) no Palácio de Festas do Estádio do Palmeiras, em São Paulo, com o comparecimento de cerca de 1300 pessoas, onde além da tradicional e sempre presente missa em ação de graças (celebrada pelo Frei Fernando Rosolem) e da seção de documentos e fotos históricos, houve muitos frios à vontade, pratos quentes italianos durante toda a festa, sobremesas, celebração da miss da festa, e também a tradicional homenagem ao mais velho e mais novo, entre outras, kit de brinde, e um grandioso show com Fred Rovella (clique aqui para ir ao site dele). 
Essa festa também apareceu em alguns telejornais (tal como as anteriores apareceram em jornais e telejornais locais).
O 9º Encontro ( 06/9/98) em Campinas-SP, foi de um sucesso ainda maior. O local escolhido (um salão coberto de 1300 m2), no bairro jardim Rosolen, ficou totalmente lotado, sendo que foi batido o record de participação. Eu poderia dizer que chegamos ao inacreditável número de 2000 pessoas.
Tivemos a tradicional missa, com algumas orações rezadas em Italiano e Português, show com a dupla sertaneja dos primos Xande & Sara, muitas frutas, comida, bebida, brinquedos p/ as crianças se distraírem...

O X Encontro da Família Rosolen, em 09/09/2000, na cidade de Limeira, deixou evidente o caráter internacional da festa, já que vários primos da Argentina estavam presentes, inclusive conheci o Sr. Rino Rosolen que nasceu em Gaiarine e mora na Argentina. Também tive o prazer de conhecer 2 primos do interior de SP que viram o site e aí ficaram sabendo de toda essa nossa história, eles mal acreditavam que tudo era verdade. A festa foi outro sucesso, contando com a participação do representante do consulado italiano, grande variedade e fartura na bebida e comida e diversão.

O 11º Encontro foi em 16/11/2002, em Ibiraçu - ES, depois de cerca de 16 horas de viagem de ônibus chegamos no dia 15 na belíssima Ilha do Boi, local da festa anterior em Vitória, onde tivemos grande almoço, e no dia seguinte fomos para o alto dos montes de Ibiraçu. A festa teve apresentação de várias tarantelas, acabando com povo dançando a tarantela vêneta junto com os dançarinos. E à noite teve um show onde a banda tocou vários estilos de música para animar o pessoal.

E já foi escolhida a próxima cidade (em 2004): RIO DE JANEIRO.

 
Texto atualizado em 2002